top of page
IMG_6031 (1).png

Performer, bailarina, pesquisadora, professora e facilitadora de danças desde 1999 atua desde então em aulas de técnicas diversas e experimentais para varias idades de maneira presencial e online em espaços formais e não formais de ensino de artes no Brasil e no exterior. Fernanda Nicolini É doutoranda em Artes Cênicas pelo PPGAC UNIRIO, Mestra em Dança pelo UFRJ onde deu inicio a pesquisa OBJETOSUJETOBJETO, premiada em 2021 pela Associação Nacional de Pesquisadores em Dança e publicada em formato de ebook em 2022. É autora e coautora de ensaios, artigos e capítulos de livros. 

​

Em 2020 foi contemplada por dois prêmios FUNARTE: Respirarte com a videoperformance INVENTÁRIO, e o prêmio Arte em Toda Parte, na categoria criação em dança com o ciclo de video oficinas "#5 ferramentas Criativas para processos Coreográficos" e em 2021 pelo Edital Cultura Presente nas Redes 2 pelo projeto Dança Coisada. Em 2017 foi bolsista selecionada em chamada pública da EAV Parque Lage do curso O Processo Criativo, com Charles Watson. Em 2019 foi contemplada pelo programa de residências do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro onde deu inicio ao processo de criação solo O.T.R.A. Em 2018 criou e iniciou a circulação da performance Manual Derivado, com ações em diversos espaços do Rio de Janeiro como Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, Museu da República, e integrou a programação dos festivais Corpos Críticos e Curto Circuito ambos no Rio de Janeiro.


​

Artista multidisciplinar também já participou de exposições coletivas e individuais em espaços como Oi Futuro, Ied rio, Fabrica Bhering e EAv Parque Lage. Graduada em design de Moda e especialista em upcyling já atuou com seu projeto/marca de moda ODYSSEE em diversos eventos da área, em oficinas, feiras, palestras e pontos de venda e desde 2021 atua na orientação e coordenação do HUb estratégico para Artistas e projetos chamado ProjetosVivos®, elaborando materiais educativos, consultorias e acompanhamentos em formato remoto para profissionais do mundo inteiro.

​

É criadora do trabalho performativo ONDE OS PÁSSAROS BATEM E MORREM de 2022 que já realizou ações com patrocinio do Consulado da Alemanha no Brasil na Casa França Brasil, na Mostra de performance do Umbral Espacio de Arte na Argentina e integrou a programação do Festival de Performance e Teatro Imaginarius em Portugal em 2023. No mesmo ano, foi a primeira mulher artista brasileira contemplada com a Bauhaus Fellowship com o projeto Strassentanz  promovido pela Klassik Stiftung Weimar na Alemanha.

​

Sempre através de experimentações multidisciplinares, técnicas corporais e suportes expandidos, busca em seus trabalhos estabelecer diálogos e uma escuta aberta  para corpos humanos e não humanos

bottom of page